quinta-feira, 29 de abril de 2010
Complemento no desenho do circuito
A equipe modificou o diferencial da envasadora, definindo que ocorrerá o envase de 2 tipos de materiais viscosos, portanto a utilização de 2 válvulas, 2 lasers e 2 fotosensores.
Os lasers foram acrescentados no circuito, pois irão ser controlados também via sistema computacional. Portanto, o circuito eletrônico do projeto tem o objetivo de controlar 1 motor de passo, 2 válvulas, 2 fototransistors e 2 lasers. E os componente utilizados são: 2 ULN 2003, 2 Relés, 1 Porta paralela DB25 fêmea e 2 diodos zener.
Os lasers (emissores) adquiridos são iguais e são um LED vermelho que emitirá luz para o fotosensores (receptores).
Como não estava especificado a tensão para alimentar os lasers, foram testadas as tensões com cuidado, não ultrapassando o valor que a equipe sabia. para não queimar os lasers. Para descobrir a corrente que passa neles, foram alimentados a uma tensão de 5V e colocado o amperímetro em série. Assim, pôde-se observar no visor do amperímetro o valor de 28mA. Pode passar uma corrente de 30mA a 50mA na porta paralela. Se a tensão para acionar os lasers fosse menor do que 5V, que é o que a porta paralela fornece, seria necessário a utilização de resistor e calcular o valor através da Lei de Ohm e com a corrente obtida através do amperímetro. Nesse caso, não é necessário, pois não precisa regular tensão, já que é a mesma.
Os lasers, mais um fototransistor e uma válvula foram acrescentados no desenho do circuito, e assim colocado mais um ULN2003, pois são necessários 8 conexões com o CI, e o ULN2003 só tem 7. O componente não será substituído, pois a equipe já adquiriu os componentes eletrônicos. Então, a solução é utilizar 2 ULN 2003. Caso não precisasse de 8 conexões, poderia continuar usando apenas um ULN2003, pois a corrente necessária para acionar o motor de passo, o relé e o laser não ultrapassaria a corrente máxima do CI, que é 500mA.
As trilhas foram melhoradas, elas estão mais grossas para facilitar na construção da placa de circuito impresso.
Os pinos 2 ao 9 da porta paralela DB25 são de saída, os pinos 10 a 13 e 15 são de entrada e os pinos 18 a 15 são o ground (terra), para conectá-los com 0V.
Desenho do circuito da placa de circuito impresso desenvolvido no programa Eagle:
Onde, L- e L1- significam as conexões dos lasers no pólo negativo da fonte, L significa laser1 e está conectado com o pino 2 do ULN 2, L2 significa laser2 e está conectado com o pino 1 do ULN 2, F2- significa a conexão do fotosensor no pólo negativo da fonte, FP2 significa a conexão do fotosensor no pino 11 da porta paralela DB25 fêmea, V2 significa conexão da válvula com o relé 2 e V2+ significa conexão no pólo positivo da fonte.
Portanto, os pinos 2 a 5 da porta paralela acionam o motor de passo, o pino 6 aciona a válvula 1, o pino 7 aciona a válvula 2, o pino 8 aciona o laser 1, o pino 9 aciona o laser 2, o pino 10 recebe dados do fototransistor 1 e o pino 11 recebe dados do fototransistor 2.
No response to “Complemento no desenho do circuito”
Postar um comentário