quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Especificações da esteira
Descrição do
O produto da Equipe RaiseTech é uma esteira horizontal / inclinada de superfície lisa , em formato de calha , com comprimento de 100cm, controlada via sistema computacional, que funciona de forma contínua elevando 200g, 300g e 400g de brita nº2, a altura de 35cm, 18 cm e 0 cm em um intervalo de tempo de 60s a 90s.
A esteira que a Equipe RaiseTech desenvolveu tem como diferencial a inclinação elétrica em 3 alturas distintas e seu funcionamento automático através do computador .
A esteira desenvolvida pela equipe tem como principal impacto tecnológico a melhoria do custo-benefício, além de otimizar o tempo e aperfeiçoar o transporte/elevação de minérios, com a possibilidade de ser utilizada no transporte de materiais com diferentes coeficientes de atrito devido ao sistema de escolha de angulações automatizado.
O protótipo desenvolvido influencia de maneira positiva na sociedade, trazendo desenvolvimento para as regiões adjacentes às mineradoras que adotarem o sistema de transporte/elevação de minérios desenvolvido pela equipe RaiseTech.
Impacto Ambiental:
O diferencial da esteira desenvolvida pela equipe é a diminuição no risco de acidentes ambientais devido a deficiências contidas nos transportes de minérios.
O projeto visa alcançar corporações de grande porte relacionadas à atividade mineradora, oferecendo-lhes inovação e praticidade no transporte/elevação de seus materiais, resultando num considerável incremento em seus lucros.
Por ser inovadora e ter um excelente custo-benefício a esteira desenvolvida pela equipe RaiseTech se destaca em meio a concorrência por sua versatilidade para atender as demandas de utilização e aplicação em meio as adversidades das áreas mineradoras.
Análise dos
· Rei das Correias;
· Alcoolmaq;
· Casa das Ferragens;
· ACMA;
· TecRoll;
· EletroInfo;
· Casa Eloy;
· Solda Fria;
· SOS Eletrônicos.
Tais fornecedores incentivaram o desenvolvimento do protótipo, com destaque para o Rei das Correias e a Alcoolmaq, que patrocinaram parte dos materiais utilizados na confecção da esteira elevadora de britas.
quinta-feira, 8 de outubro de 2009
Desenho do Circuito Impresso
O circuito eletrônico do projeto tem o objetivo de controlar 3 motores , 1 motor de passo e 2 motores contínuos . Ele consiste em 2 ULN 2003, 2 Diodos Zener, 2 Relés e uma fonte de alimentação.
A interligação com o computador é feita através de um conector de porta paralela DB25 fêmea , ligado ao cabo com dois conectores macho de porta paralela DB25. Através da comunicação da porta paralela , é enviado um sinal de acionamento ao ULN 2003 2, que ao receber uma tensão de 5V, enviará negado para alimentar o motor de passo . O motor de passo dará o movimento de subida e descida da inclinação da esteira . Só é necessário 1 ULN 2003 para controlar o motor de passo pois a corrente máxima deste é de 0,4428 A e o CI suporta até 0,500 A .
Outro sinal é enviado para o ULN 2003 1, que ao receber a tensão de 5V, enviará negado para acionar o relé 1 e 2. O ULN 2003 se conecta com os relés 1 e 2 através dos pinos 15 e 16 do CI e de um dos pinos da bobina de cada relé . O eletroímã dos relés é energizado criando um campo magnético que atrai a alavanca , fazendo com que esta se desloque de um pino para outro .
Os relés estão ligados como NA (Normal Aberta ), isto significa que funcionarão quando for enviado um bit 1.
O ULN 2003 é um circuito integrado composto de transistors e outros componentes . A função dele neste circuito é de amplificar a tensão e garantir que a corrente seja suficiente para acionar o motor de passo e alimentar o relé.
Os 2 diodos zener que estão interligados cada um em um pino 9 dos CI´s tem a função de estabilizar a tensão que passa nos ULN´s. Devido a sua polarização reversa , qualquer que seja a voltagem na entrada , ela permanecerá constante na saída.
A fonte de alimentação utilizada é de 12V, portanto , todos os componentes e terminais tem entrada em +12V e saída em -12V.
Onde, PPF significa Porta Paralela Conector Fêmea , R1 significa Relé 1, R2 siginifica Relé 2, D1 significa Diodo Zener 1, D2 significa Diodo Zener 2, ULN1 siginifica ULN 2003 1, ULN2 siginifca ULN 2003 2, MP significa a conexão com o motor de passo , M1 + significa conexão do motor 1 no pólo positivo da fonte , M1R significa conexão do motor 1 no relé , M2 + significa a conexão do motor 1 no pólo positivo da fonte e M2R significa a conexão do motor 2 no relé .
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Esquema Mecânico
O protótipo “RaiseTech” foi confeccionado sobre uma base retangular de 700 mm de comprimento X 350 mm de largura formada com perfis reforçados de liga de alumínio, a qual funciona como suporte para uma estrutura em forma de “U” onde serão fixados 2 tarugos vazados de polipropileno com 40mm de diâmetro externo e 1 tarugo vazado de polipropileno com 25 mm de diâmetro externo nos quais encontram-se rolamentos de esfera prensados em ambas as extremidades, além da estrutura angular do protótipo que poderá ser posicionada em 3 angulações distintas (0º, 18º e 35º) e na qual serão fixados 2 tarugos vazados de polipropileno com 40mm de diâmetro externo com rolamentos de esfera prensados em ambas as extremidades.
Foram usadas barras roscadas de 3/8’ com 20 fios por polegada para fixar os tarugos de polipropileno aos perfis de liga de alumínio .
Fixado ao centro da face interna do perfil posterior da base, 1 tarugo vazado de polipropileno com 40mm de diâmetro externo e 100mm de comprimento, onde estão prensados rolamentos de esfera nas extremidades, serve de suporte para um motor de passo que se encontra acoplado a uma barra roscada de 3/8’ que executará a movimentação da estrutura angular.
Os tarugos dispostos na estrutura serão utilizados para efetuar o movimentação de uma lona, na qual serão depositados os materiais a serem transportados.
O protótipo dispõe também de uma plataforma móvel , para complementar o transporte dos materiais , que pode ser acoplada à base a fim de aprimorar e aperfeiçoar o sistema de transporte .
terça-feira, 6 de outubro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Compra do material para o projeto eletrônico
No dia 02/10, a componente Ana Luísa Rodrigues foi comprar o material para o projeto eletrônico na Praça da Sé. Foram comprados ULN's 2003, relés, diodos zener, placa de fenolite, percloreto de ferro, soquetes para ULN, terminais, conector DB25 fêmea 90º para placa de circuito impresso e cabo DB25 com conectores macho.