segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Estrutura

Fixação

A fixação total da esteira será realizada com rebites de repuxo com corpo de 3mm de diâmetro, dispostos de 3 a 3 em forma triangular, o que torna a fixação da estrutura mais rígida, além de porcas sextavadas que contribuíram para a fixação das barras roscadas que servem de suporte para os tarugos de polipropileno

Características dos principais materiais utilizados

Os principais materiais utilizados na construção da esteira foram: alumínio e polipropileno.

O alumínio foi escolhido devido as suas características, muito importantes na elaboração do projeto.

Sua eficiência quanto à leveza, ductibiidade e maleabilidade com relação aos outros materiais, além da  resistência à corrosão e do baixo ponto de fusão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações e uso, como exemplo da esteira da equipe RaiseTech.

Essas qualidades tornam o alumínio um material muito apto para a mecanização e fundição, além de ter uma alta resistência à corrosão e durabilidade devido à camada protetora de óxido. Em contato com o ar, o alumínio reveste-se de uma fina camada de óxido, que preserva o resto do metal da oxidação, mesmo que esteja exposto a umidade.

A maior parte do alumínio vem de um  minério (rocha ou mineral que ocorre na natureza e contém um elemento químico metálico) chamado de bauxita.

Já o polipropileno é um material que origina-se de uma resina termoplástica produzida a partir do gás propileno, um subproduto da refinação do petróleo. Em seu estado natural, a resina é semi-translúcida e leitosa e de excelente coloração podendo posteriormente ser aditivado ou pimentado. Este produto é usado nos casos onde é necessário uma maior resistência química. Uma das vantagens é que pode ser soldado, permitindo a fabricação de tanques e conexões.

O uso do polipropileno no protótipo, especificamente nos tarugos, ocorreu devido ao seu baixo custo dentre os plásticos e à característica satisfatórias a construção do projeto.

Características essas como a boa resistência química e a impactos, baixa absorção de umidade, boa estabilidade térmica, alta resistência ao entalhe antiaderência, regular resistência ao acrílico, de fácil usinagem e possível de soldagem e moldagem, além de ser o mais leve entre os plásticos, com 0,92 de leveza.

No response to “Estrutura”